Começa essa semana, em Pontal do Paraná, no litoral do estado, a construção de duas plataformas de 27 mil toneladas cada uma e quase 170 metros de altura para a extração do petróleo do pré-sal.
É o primeiro empreendimento no estado ligado ao pré-sal. As plataformas devem ficar prontas em 2014. Depois de concluídas, elas serão levadas para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Segundo a empresa, 2,5 mil funcionários serão empregados na construção e outros 7,5 mil empregos indiretos serão criados.
“É um trabalho muito sofisticado, tem um grande valor agregado e vai empregar gente que tem treinamento, como engenheiros tecnólogos e operários com alta qualificação”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante o lançamento.
A última obra da multinacional responsável pelas plataformas no Paraná foi em 2006. Agora, a empresa reativou o espaço industrial, instalado desde a década de 80 em Pontal do Paraná, para a instalação de uma unidade permanente.
Para o governador Beto Richa (PSDB), o litoral paranaense oferece condições favoráveis a instalação desse tipo de empreendimento. “Essas empresas estão ganhando lugar no litoral brasileiro para começar essa produção. E aqui nós temos uma condição favorável, em função do calado e da posição geográfica estratégica”, afirmou.
Fonte: Portos e Navios