Durante o Cruise Day 2012, acontece também o 4º Fórum Abremar, que neste ano conta com a presença de líderes da indústria de cruzeiros e do setor público, e com a participação dos agentes de viagens, que puderam por meio do site do evento mandar suas perguntas para os participantes do debate. O tema: o futuro dos cruzeiros no Brasil. Participaram do debate Ricardo Amaral, da Abremar; Deputado Jonas Donizete, da Comissão de Turismo; Antonio Ferreira Netto, da Secretaria de Portos; Plínio Nascimento, da Nascimento; Antonio Azevedo, da Abav Nacional; Renê Hermann, da Costa Cruzeiro; Ricardo Moesch; Eduardo Nascimento, do Sindetur; Rodolfo Szabo, da Pullmantur; Adrian Ursilli, da MSC; Emerson da Silveira, da Avirrp; e William Périco, da Abav-SP e Aviesp.
Na ocasião, Ricardo Amaral falou mais uma vez da complexidade das operações dos navios no Brasil e da falta de incentivos no segmento. “O navio traz desenvolvimento sustentável para o turismo e deveria ter mais incentivo para podermos oferecer preço mais acessíveis para o público”, disse. Para o deputado Jonas Donizete, o setor gera muitos empregos e renda para o país e é visto de forma positiva pelo governo. “Precisamos destravar os nós que impedem o desenvolvimento do setor e a competitividade do país. Já mostramos para o executivo que os investimentos em infraestrutura portuária é necessária e eles entendem a importância do setor para a economia brasileira”, explicou.
Já o diretor de revitalização e modernização portuária, Antonio Ferreira Netto, muitos investimentos já foram feitos nesse último ano para melhoria dos portos do Brasil. “Temos seis empreendimentos em andamento com um investimento de R$ 809 mil, e todos estarão prontos até a Copa de 2014”, afirmou. “Queremos agora são empreendedores que nos ajudem a administrar essas obras”, completou. Além das obras já em andamento, ele ainda citou mais seis empreendimentos que terão início ainda neste ano. “Com isso, vemos que é possível investir em melhoria por meio de parcerias, como a que será firmada com a Abremar para conseguirmos tirar todas as dificuldades de operação dos navios no país”, disse. Este acordo de cooperação técnica entre Secretaria dos Portos e Abremar será assinado em breve, segundo o diretor.
Fonte: Mercado e Eventos