O Brasil, que decidiu retaliar pelas dificuldades que têm enfrentado os brasileiros para entrar em Espanha, impediu a entrada no País de 83 cidadãos espanhóis nos primeiros quatro meses deste ano, o que equivale a 70% dos casos ocorridos em todo o ano de 2011, segundo a imprensa brasileira.As notícias acrescentam que só no mês de Abril foi barrada a entrada de 31 cidadãos espanhóis.
Foi em meados de Fevereiro que as autoridades brasileiras anunciaram que a partir de 2 de Abril passariam a exigir condições mais estritas para a entrada de espanhóis no País, invocando a lei da reciprocidade.
De acordo com a imprensa brasileira, o mais recente caso de queixa do tratamento aos brasileiros nos aeroportos espanhóis foi o do pintor Menelaw Sete, que fazia escala em Madrid-Barajas para seguir para Mião.
A imprensa espanhola diz que para hoje está prevista uma reunião entre autoridades consulares de Espanha e do Brasil para tentar encontrar uma fórmula que permita superar o diferendo.
As notícias dizem que Espanha se dispõe a ter um polícia brasileiro para colaborar em casos que se revelem “confusos”.
O Rei de Espanha, Juan Carlos, iniciou no Domingo uma viagem ao Brasil e ao Chile, durante a qual tem previstos encontros com os respectivos presidentes, Dilma Rousseff e Sebastián Piñera, bem como outros líderes da região, para preparar a próxima Cimeira Ibero Americana.
As notícias dizem ainda que Espanha considera que tem que “recuperar o tempo perdido” em relação ao Brasil, referindo que a última visita oficial do Rei foi no ano 2000.
A imprensa espanhola diz também que o tema das autorizações de entrada também poderá ser abordado, se for essa a intenção da presidente brasileira.
Fonte: PressTur