O Tecon Salvador, operado pela Wilson, Sons, realizou um embarque teste de laranja in natura com destino à Europa. A fruta produzida na região de Entre Rios, interior da Bahia, faz parte de uma operação experimental. A previsão do exportador é iniciar embarques regulares no segundo semestre deste ano.
A exportação da laranja in natura é uma novidade na história das exportações baianas, embora o estado já realize exportações do suco concentrado da fruta, mercado em que o Brasil ocupa a liderança mundial no ranking das exportações. Segundo dados do censo agropecuário de 2010, a Bahia foi o segundo maior produtor de laranja do país, com uma safra de 987.813 toneladas.
“O embarque do produto é mais uma prova da vocação do Tecon Salvador em atrair novos embarques. Em agosto do ano passado o Tecon Salvador embarcou o primeiro contêiner de soja do Nordeste. Além disso, um grande trabalho comercial é realizado para evitar que cargas baianas sejam escoadas por outros portos”, afirma Demir Lourenço Jr., diretor executivo do Tecon Salvador.
Fonte: Guia Marítimo