Quarta, 22 Janeiro 2025

O Tecon Salvador agora está pronto para receber as maiores embarcações do setor marítimo de cargas, já que os novo equipamentos entraram em operação: são três portêineres Super Post-panamax e seis RTGs, que fazem parte do investimento de R$ 180 milhões na ampliação da capacidade operacional do complexo.
 
Os equipamentos foram construídos na China e entregues em dezembro do ano passado. Eles são responsáveis pela movimentação dos contêineres entre o cais e o navio, e possuem lanças de 60 metros de comprimento, capazes de atender navios com 22 fileiras de contêineres de largura. Eles estão instalados no cais Água de Meninos, que possui 377 metros de extensão. Ao término das obras o cais chegará a 15 metros de calado.
 
Para aumentar a produtividade do pátio, os novos RTGs (pontes rolantes sobre rodas utilizados na movimentação dos contêineres) vão se juntar aos dois já existentes e substituirão as Reach Stackers (empilhadeiras de grande porte). A vantagem do novo equipamento é a otimização da utilização de espaço no terminal, que chega a aumentar em 30%.
 
A Wilson, Sons, companhia responsável pela operação do terminal, optou pelo modelo de RTGs por, segundo ela, se preocupar com a sustentabilidade: esses são os primeiros equipamentos totalmente elétricos da América Latina e anualmente podem eliminar a emissão de gases de efeito estufa equivalente a 26 mil árvores da Mata Atlântica.
 
Com a chegada dos novos equipamentos, os dois portêineres Panamax que já operavam no terminal, e um terceiro adquirido junto à Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), serão transferidos para o Cais de Ligação, que possui berço com 240 metros de comprimento e 12 metros de profundidade. Com isso, o Cais de Ligação permitirá a atracação de navios de cabotagem e embarcações de longo curso de menor dimensão.

Fonte: Guia Marítimo

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