Quarta, 22 Janeiro 2025

publicado originalmente em http://passeandopelocotidiano.blogspot.com.br

Lovesong, canção gravada originalmente pela banda inglesa de rock alternativo The Cure, foi lançada como o terceiro single de Disintegration (1989), oitavo álbum de estúdio do grupo. A canção fez um sucesso considerável nos Estados Unidos, onde chegou ao número dois na Billboard Hot 100; no Reino Unido, o single alcançou a 18ª posição.

Lovesong foi escrita por Robert Smith, vocalista e guitarrista do The Cure, como presente de casamento para sua namorada de infância Mary Poole, com quem se casou em 1988. A letra foi inspirada pelas constantes turnês que Smith teve que realizar com a banda. Ele queria que Mary soubesse que não importava o quanto ele tivesse que viajar, ele sempre iria amá-la: Por mais longe que esteja / Eu sempre vou amar você / Por mais distante que eu fique / Eu vou sempre amar você / Qualquer palavra que eu fale / Eu vou sempre amar você.

Smith escreveu ou co-escreveu a maior parte das músicas e letras da banda. Suas composições para os primeiros álbuns do The Cure giravam em torno dos temas depressão, solidão e isolamento.

A estética da banda passou do sombrio ao psicodélico com o álbum The Top, lançado em 1984. Já Desintegration marcou o retorno da banda ao introspectivo e sombrio estilo do rock gótico.

Próximo de completar 30 anos, Smith sentiu um aumento da pressão para dar seguimento aos sucessos pop do grupo com um trabalho mais duradouro. Isso, aliado à aversão que ele sentia da recente popularidade da banda, fez com que Smith voltasse a usar drogas alucinógenas, cujos efeitos tiveram forte influência na produção do álbum. Apesar dos temores de que o álbum fosse um "suicídio comercial", Desintegration se tornou o pico comercial da banda, alcançando o número três no Reino Unido e o número 12 nos Estados Unidos, e produziu vários singles, incluindo o hit Lovesong, canção otimista que tinha um humor visivelmente diferente do resto do álbum e revelava uma mudança notável na capacidade de Smith de revelar afeto, o que ele sempre tentou mascarar.

Até a data, Desintegration é o álbum mais vendido do The Cure, com mais de três milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum também foi sucesso de crítica, chegando a ser classificado como número 326 na lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone.

Robert Smith e Mary Poole continuam casados e vivem atualmente no sul da Inglaterra, em Bognor Regis, numa casa com vista para o mar.

Lovesong foi regravada por vários artistas. Em 2004, a banda americana 311 regravou a canção para a trilha sonora do filme 50 First Dates (Como Se Fosse a Primeira Vez). A versão se tornou um hit nº 1 no Modern Rock Tracks, gráfico musical dos Estados Unidos, alcançando também a 59ª posição no Hot 100, sendo o primeiro single do grupo a chegar a esse gráfico.

Em 2011, a cantora britânica Adele incluiu um cover da música em seu segundo álbum, 21, alcançando a 18ª posição na parada Jazz Songs da Billboard.

Ao jornal britânico The Sun, Adele explicou o motivo pelo qual regravou Lovesong: "O primeiro show que assisti foi do The Cure no Finsbury Park, levada por minha mãe que é grande fã da banda."

Adele estava sofrendo de algumas dificuldades vocais quando regravou a canção. "Minha voz tinha sumido, e eu estava um pouco paranóica sobre isso, mas ela se adequou à música muito, muito bem", disse ela.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!