publicado originalmente em http://tvg.globo.com
Com participação dos brothers do BBB12, Pedro Bial gravou, com exclusividade para o site, um discurso sobre o programa. O vídeo foi exibido ao final da Maratona de bate-papo com os brothers realizada nesta sexta-feira, dia seguinte à final do programa. Leia abaixo o texto gravado por eles.
"Não tem como negar: existe um pouco de brother em cada um de nós. Nessa teia plural de sentimentos, o jogo da vida real se torna um Raio-X multicor, talvez até mais do que a gente imagina.
Big Brother Brasil é intenção com predicado. Só tem sentido quando o sujeito se escancara, se entrega. Enfrenta paradigmas, quebra seus próprios preconceitos. Não tem vergonha de chorar ou de ser o que você é.
Daí você se pergunta: como vencer? Depois fica louco de vontade de entender o que deu errado, quer tudo ao mesmo tempo e já. Anjo, estaleca, Poder Supremo, imunidade, cumplicidade... Então a gente se torna Líder de si mesmo.
Herói, bandido, mulher, alimenta com o ardor de um pai, cuida com carinho de mãe e reconhece que pode ser um pouco egoísta. Isso não quer dizer que a gente não se importe ou goste menos.
Se ver no outro é voltar-se para si. É descobrir o edredom da consciência. Admitir que existe vida além do próprio umbigo e se encantar com alguém que você acabou de conhecer.
Aquele sujeito ao seu lado pode, sim, ser seu melhor amigo de todos os tempos da última semana. Você pode amar e odiar na velocidade da batida de um coração. Sorrir e chorar na intensidade de um cometa. Se entregar com o peito aberto. Receber sem medo de sofrer, sem medo de vencer, sem medo do futuro, sem medo de ter medo, tudo simplesmente inesquecível.
Big Brother é assim: você pode ser iluminado ou eliminado. Como tudo na vida, às vezes se morre na praia, às vezes se perde na Selva. Aí, sem mais, você se pergunta: quem sou eu?"