publicado originalmente em www.jogoaberto.com
O governador Wilson Martins apresentou uma surpresa para os piauienses ao anunciar a conclusão das eclusas da barragem de Boa Esperança (elevador de águas), que tira a possibilidade de navegação do Velho Monge, desde o alto, ao baixo Parnaíba.
Com recursos do tesouro estadual, o governador assinou a ordem de serviço do rodoanel de Teresina, uma obra importante para desafogar o tráfego pesado dentro da capital piauiense.
Também, o governador do PSB, vem prometendo a implantação da ZPE (Zona de Processamento e Exportação) que está sendo edificada no município de Parnaíba.
Entretanto, o governador Wilson Martins não pode deixar de priorizar é o Porto de Luiz Correia, bem como a recuperação da ferrovia do litoral até a capital.
Priorizar o Porto de Luiz Correia é marcar definitivamente a sua passagem pelo governo do Piauí, realizando uma obra importantíssima, onde três governadores da Parnaíba, Chagas Rodrigues, Alberto Silva e Mão Santa, não conseguiram implantar tão importante e estruturante obra marítima.
O Porto de Luiz Correia será a mais importante obra deste século no Piauí. E alguém perguntaria por quê? Ora, um porto de mar abre um horizonte incomensurável para o estado do Piauí, que passa a ser uma referência de intercâmbio comercial para o país e para o mundo. Deixaremos de depender de Pecém e de Itaqui, no Ceará e Maranhão respectivamente. O Piauí passará a ter a sua identidade marítima, o seu elo de ligação comercial, com o país e com o mundo, exportando e importando mercadorias, gerando o tão sonhado e nobre mercado de intercâmbio comercial.
Daí, sem querer orientar ao governador, mas, externar a nossa opinião como crítica construtiva, de que o governador precisa ter a perspicácia de que analiticamente falando, o Porto será a sua mais importante obra.
Diante do quadro vivido hoje no Piauí, com um estado quebrado por irresponsabilidade do governo passado, oxalá, o Sr. Wilson Martins, com tantas dificuldades, consiga mesmo com o sacrifício de muitos interesses políticos, dotar o nosso estado dessa infraestrutura portuária, de salutar importância para o tão sonhado desenvolvimento do Piauí.
Traga as eclusas governador, faça o rodoanel, implante a ZPE, mas, não deixe de priorizar o Porto, essa sim, uma obra com visão de estadista.
Se ainda puder governador, busque os recursos para fazer a também sonhada barragem Castelo no cânion do Poty e feche seu programa de obras com a tão necessária rodovia da soja, tão cobrada pelos produtores sulistas que chegam ao Piauí, para desbravar nossos cerrados e dotar o nosso estado de larga e extraordinária produção de grãos, soja e milho, que, com certeza, vão elevar o nosso PIB para índices de grande produção, nos tirando do vergonhoso 0% qualquer coisa, que sempre tem nos envergonhados.
Pelo menos, o piauiense tem em quem apostar, diferente do governo passado, em que não se podia confiar pela falta de comando e de visão administrativa, como ficou provado, pois, contra números e fatos, não há argumento.
Wilson Martins, só tem mais dois anos e nove meses para fazer e inaugurar essas obras anunciadas. Agora é pagar para ver.