Quarta, 22 Janeiro 2025

A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, no Rio, a liberação de R$ 1,63 bilhão para a implantação do corredor expresso de ônibus (BrT) Transbrasil, que vai de Deodoro até o Aeroporto Santos Dumont pela Avenida Brasil, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai circular no Centro. Os dois sistemas vão funcionar com Bilhete Único e vão ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014.

O dinheiro do governo federal é proveniente de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. “O importante é que estamos conseguindo fazer uma integração de modais e não apenas uma obra de transporte, transformando o cotidiano do Rio no que se refere à convivência das pessoas, através de um tempo menor de deslocamento do trabalho para casa e vice-versa, sobrando mais tempo para o lazer”, destacou a presidenta, que conheceu um dos ônibus articulados do BrT no canteiro de obras do Transcarioca (que vai ligar Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim), no Largo do Campinho, em Madureira.

A Transbrasil terá 32 quilômetros, com quatro terminais, 28 estações e 15 passarelas. Como a faixa destinada aos ônibus fica na pista central, não será preciso fazer desapropriações. A Prefeitura também já adiantou que não vai colocar painéis acústicos como na Linha Vermelha. Cerca de 900 mil pessoas devem usar o corredor por dia. As obras vão durar 36 meses. A Transbrasil será atendida por dois terminais (trevos das Margaridas e das Missões), conectando o sistema às rodovias federais BR 116 (Rio-SãoPaulo) e BR-040 (Rio- Juiz de Fora). Do dinheiro investido, R$ 1,129 bilhão será da União para o BrT. A Prefeitura entrará com R$ 171 milhões. No caso do VLT, o financiamento federal será de R$ 500 milhões, e o restante, R$ 1,1 bilhão, virá de Parceria Público-Privada.

Vai saltar de 18% para 63%, em 2015, o volume de pessoas que utilizarão meios de transportes de alta capacidade por conta das melhorias no sistema. É um grande avanço para a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Outro corredor viário, a Transolímpica (que liga Barra a Deodoro) teve licitação suspensa, no início do mês, porque uma das construtoras concorrentes questionou o edital. A prefeitura conseguiu derrubar a liminar na Justiça, e o processo de concorrência pública vai reiniciar em um mês.

‘Trenzinho’ fará conexão com Teleférico da Providência

Pelo menos 25 trens devem ser comprados, por licitação, para a implantação do VLT. Algumas das 42 estações do sistema vão ter conexão a pontos de paradas de outras modalidades de transportes, como, por exemplo, o Teleférico do Morro da Providência, o trem-bala (a integração deve acontecer na Estação da Leopoldina), as barcas, o metrô e o trem.

O VLT terá 26 quilômetros , por onde vão circular seis linhas. O trajeto vai ficar concentrado a maior parte na Zona Portuária. Em 2014, quando ocorre a Copa do Mundo, apenas duas estarão, de fato, operando. Uma, chamada Portuária, vai passar pela Rodoviária Novo Rio, Santo Cristo, Praça Mauá, Rua Barão de Tefé e Palácio Pedro Ernesto. Serão 12 veículos e intervalos de cinco minutos entre um e outro.

A outra linha, que vai contar seis trens e terá intervalos de 10 minutos, vai sair da Central do Brasil, passar por trás da Cidade do Samba, na Gamboa, seguir pela Rodrigues Alves e pela Praça Mauá. As quatro linhas restantes vão funcionar em 2016. (Fonte)

Fonte: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

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