Terça, 21 Janeiro 2025

publicado originalmente no site Oitavo Canal

O canal mais movimentado de Santos, o do Porto, voltou a ser dragado após quase nove meses de paralisação do serviço. Os trabalhos foram retomados na última terça-feira pela draga Xin Hai Feng, que chegou a Santos no último dia 4.

A obra foi paralisada em junho de 2011 devido ao alto índice de poluentes encontrados no Trecho 4 (entre o Paquetá e a Alemoa) do canal de navegação. Os poluentes foram acumulados no fundo do estuário devido a falta de fiscalização sobre os impactos ambientas causados pelas atividades portuárias e industriais na Baixada Santista ao longo dos anos. No ano passado, o Ibama determinou que a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) desenvolvesse um novo plano de controle ambiental que obedecesse as instruções do Conselho Nacinal do Meio Ambiente (Conama). A dragagem foi liberada no início deste ano.

A draga Hang Jung 5001 está vindo para Santos para ajudar no processo, que tem como objetivo deixar todo o canal de navegação com 15 metros de profundidade e 220 metros de largura. Essas dimensões possibilitarão a vinda de navios maiores para o Porto, aumentando a competitividade do complexo.

Licitação
Na última semana a Codesp abriu licitação para realização de obras de reforço no trecho entre os armazéns 12A e 23 no Cais de Outeirinhos. A área de 1,7 quilômetros será reforçada com injeção de concreto na base do cais e perfis metálicos que garantam que o processo de aprofundamento dos berços para 15 metros posa ser realizado.

O projeto do reforço foi desenvolvido pelas seis empresas arrendatárias de terminais naquele trecho (Terminal 12A- Grupo Noble, Rodrimar, Teaçu, Cosan, Copersucar e Pérola), que o doaram o estudo para a Codesp.

A abertura das propostas dos licitantes ocorre no dia 12 de abril deste ano, na sede da Codesp. O edital completo está disponível para consulta em horário comercial ou para aquisição mediante pagamento de R$ 80,00. Como condição de participação, é exigido capital social mínimo de R$ 20 milhões, permitindo-se a participação de empresas em consórcio. Alguém se habilita?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!