Fonte: Valor Econômico
Está previsto para junho a conclusão dos estudos e modelagens para a construção do Ferroanel em São Paulo, traçado ferroviário que circundará a região metropolitana da capital, chegando até o porto de Santos, para transporte de cargas. De acordo com Saulo de Castro Abreu Filho, secretário estadual de Logística e Transporte, o limite para a entrega da obra é 2015.
Na sexta-feira, em São Paulo, o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, informou que a construção pode começar no início de 2013, pelo trecho norte do trajeto. "A obra é vital. Hoje a demanda de carga para o transporte ferroviário em São Paulo é três vezes maior do que a capacidade."
Com a expansão de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o aumento de usuários na Grande São Paulo, a companhia prevê que, para o sistema não ultrapassar a capacidade máxima, o Ferroanel precisa ser implantado urgentemente. "Hoje o sistema se divide entre passageiros e carga. O Ferroanel será usado apenas para carga, aliviando o transporte de passageiros na Grande São Paulo", disse Jurandir Ferreira, secretário estadual de Transportes Metropolitanos.
A previsão do governo federal é que a obra usará parte da malha ferroviária já construída na região, num traçado próximo ao Rodoanel. O custo do empreendimento é estimado em R$ 1,6 bilhão.