Fonte: Brasil 247
Às 14h30 desta segunda-feira 16, as ações da OGX, petrolífera de Eike Batista, subiam 4,17%, contra 1,04% da BM&FBovespa. O motivo é a descoberta de reservas de 2 bilhões de barris de petróleo, na Bacia de Santos. É quase um novo pré-sal, mas em águas rasas, de baixa profundidade. Paralelamente ao anúncio feito pela Comissão de Valores Mobiliários, Eike telefonou para a presidente Dilma Rousseff, a quem comunicou a descoberta. Neste fim de semana, Eike foi capa da revista Veja, como símbolo de uma nova geração de empreendedores, que não se envergonha do fato de enriquecer. Eike, no entanto, também é muito contestado pelo fato de, frequentemente, alimentar especulações com as ações de suas empresas -- todas elas, ainda se encontram em fase pré-operacional e nunca apresentaram lucros.
Leia, abaixo, noticiário da Agência Estado sobre a descoberta de petróleo pela OGX:
A OGX Petróleo e Gás Participações comunica que foi identificada a presença de hidrocarbonetos nas seções albiana e aptiana do poço 1-OGX-63-SPS, no bloco BM-S-57, em águas rasas da Bacia de Santos. A empresa detém 100% de participação no bloco.
"Essa descoberta é importante pela grande coluna e net pay (área com óleo de fato) identificados na seção albiana, assim como pela qualidade do reservatório aptiano e seu comportamento", afirmou, em nota, Paulo Mendonça, diretor geral e de Exploração da OGX.
Foi encontrada uma coluna com hidrocarbonetos de cerca de 1.000 metros em reservatórios albianos e net pay de aproximadamente 110 metros. "O poço, que continua em andamento, já atingiu a seção aptiana do reservatório com hidrocarbonetos identificados através de forte presença de gás que resultou em um "kick", que está sendo controlado", informou a empresa.
O poço OGX-63, chamado Fortaleza, continua em andamento e está localizado no bloco BM-S-57, a 102 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 155 metros. A sonda Ocean Quest iniciou as atividades de perfuração no dia 8 de outubro de 2011.
Senna
Numa confirmação da boa fase, a OGX deve bancar a presença de Bruno Senna na Williams para a próxima temporada de Fórmula 1. O contrato, que também inclui Embratel e Gillete/P&G, foi assinado na manhã desta segunda-feira. Eike, que já bancava Senna na Renault, tinha adiantado a informação em seu Twitter no dia 6 de janeiro: “Simples, ele vai correr pela Williams”, escreveu, referindo-se a Senna.
A notícia é boa para o sobrinho de Senna, mas deve encerrar definitivamente a carreira de Rubens Barrichello, que ainda procura patrocinadores interessados em bancá-lo na próxima temporada. O problema é que, agora, só tem lugar para ele na Hispania.