Coleções inspiradas na junção de elementos franceses, holandeses, africanos e indígenas durante o período colonial do Rio Grande do Norte. Essa é a proposta de moda outono/inverno 2012 que sete empresas potiguares, participantes do projeto Natal Pensando Moda, vão apresentar no Senac Rio Fashion Business, considerado a maior bolsa de negócios do setor na América Latina. O evento será aberto nesta terça-feira (10) e prossegue até o dia 13, no Jockey Club do Rio de Janeiro (RJ).
A partir do tema Desbravando Terras Potiguares, as empresas Anna Marcolina, Avohai, Florbella, LO’R, Nova Bossa, S. Design e Wagner Kalieno desenvolveram coleções de roupas femininas, masculinas e acessórios para as próximas estações. O Natal Pensando Moda é desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com o Sistema Fiern/Senai. O projeto estimula a produção de peças que incorporem elementos da cultura potiguar e conta com a consultoria do estilista Ronaldo Fraga.
De acordo com a gestora do Natal Pensando Moda, Verônica Melo, as marcas desenvolveram as coleções norteadas pelas consultorias individualizadas de Fraga. “As empresas absorveram as orientações do estilista e conquistarem autonomia para criar roupas com conceito, mas também focadas no mercado consumidor, já que o intuito maior do projeto é o acesso a novos mercados para as marcas participantes”.
A aposta da Avohai, por exemplo, são as quermesses. A coleção resgata tradições com a sofisticação de materiais nobres e alfaiataria. Já a LO’R uniu o mix étnico com o romântico numa coleção rica e versátil. Do romantismo, vem o DNA da marca, que foi influenciado pela colonização dos franceses e holandeses. As estampas remetem à arquitetura e objetos de estilo europeu deixados no estado, como os lustres franceses. Franjas, plumas e penas são o legado dos povos africano e indígena, resultando em peças de identidade forte. A coleção de acessórios da S.Design é denominada Doces Bárbaros. As roupas remetem à bravura dos índios tapuias. São peças coloridas, com grandes desenhos e enormes adornos.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias