Domingo, 19 Janeiro 2025

Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na última segunda-feira (28/12) os locais de realização da prova prático-profissional do 5º Exame de Ordem Unificado, que acontece no dia 4 de dezembro em todo o país. Para os alunos que passaram para a 2ª fase, a tranquilidade é fundamental. Já nas peças processuais, ter calma e saber administrar o tempo, evitando rascunhos, são as dicas de advogados que, claro, já passaram por isso.

“É importante que o candidato leia pelo menos três vezes as questões propostas. Isso dá a certeza de que os fatos foram compreendidos. Se o candidato realmente estudou, a idéia é que descanse no dia anterior”, recomenda o advogado Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, que é professor da PUC-SP e sócio do Freitas Guimarães Advogados Associados.

Outra orientação interessante é levar códigos que tenham referências nos próprios artigos, já que os livros de doutrina e os códigos comentados não são mais permitidos. Assim, o código “seco” com referência pode ajudar o candidato a localizar mais rápido outros artigos relacionados. A dica é da advogada Karina Penna Neves, do Innocenti Advogados Associados. “Independentemente da área escolhida, sempre leve a Constituição Federal. Não esqueça que fazer rascunho da peça pode ser muito perigoso. O melhor é fazer apenas um esqueleto, pois o tempo é calculado sem sobras”, completa.

Para os candidatos que optaram pela área civil na segunda fase, nada de se apavorar com o número de peças. “Apesar de apresentar o maior número de opções para que o examinador possa cobrar na hora da prova, o candidato que opta por esta matéria na maioria das vezes trabalha na área ou está familiarizado com ela. Desta forma, deve estar atento principalmente à ortografia, raciocínio lógico e inserção correta do artigo de lei”, recomenda Juliana Mantuano de Meneses, advogada da área cível do Peixoto e Cury Advogados.

“Para quem optou por prestar a segunda fase na área trabalhista, na hora de desenvolver a peça jurídica, trate-se de contestação, recurso ou petição inicial, é importante lembrar de citar o fato, fundamento e o pedido, sob pena de ser incompleta”, orienta o professor Freitas Guimarães.

A prova prático-profissional será realizada a partir das 14h de domingo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!