Fonte: Assessoria de Imprensa da Codeba
Mostrar as potencialidades e diferencias dos portos públicos da Bahia é o principal objetivo da participação da Codeba, com um estande, no VI SEMINÁRIO SEP DE LOGÍSTICA e a III FEIRA DE TENDÊNCIAS DE LOGÍSTICA DO NORTE E NORDESTE, que a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) promoverá de amanhã a sexta-feira (22 a 25 de novembro), em Fortaleza – CE. O evento visa fomentar discussões e debates sobre comércio exterior, infraestrutura e logística, com autoridades no assunto, especialistas e técnicos, buscando obter respostas eficientes para a melhoria de toda a cadeia produtiva do setor exportador e importador.
O evento visa ainda consolidar entre os expositores e participantes o conceito de que o Norte e o Nordeste Brasileiro possuem uma infraestrutura portuária capaz de atender as demandas da região e do país, e mostrar que está faltando na verdade uma conectividade mais eficiente entre os elos da cadeia produtiva das demais regiões deste imenso país com as regiões em pauta.
Outros fatores também deverão ser disseminados através da realização deste projeto, justificando sobremaneira a sua realização na região Nordeste; a sua localização mais próxima dos mercados europeus e norte americano; os portos não estão congestionados; e o incentivo que os estados nordestinos estão dando para que a eficiência na movimentação das cargas seja incrementada. Estes fatores estarão sendo mostrados como diferenciais propícios à geração de negócios entre as demais regiões do país e o Norte/Nordeste.
Os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus têm condições ideais para a atividade portuária, alinhados com os investimentos em projetos e obras estruturantes que trazem eficiência operacional aos clientes e excelentes oportunidades de negócios a novos parceiros. Os vultosos investimentos programados são do Governo Federal, através da SEP, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entes portuários, iniciativa privada, além de recursos próprios da Companhia. “Iremos demonstrar as oportunidades de negócios dos três portos públicos, principais vetores de desenvolvimento da Bahia”, disse o diretor presidente da Codeba, José Muniz Rebouças.