Domingo, 19 Janeiro 2025

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

A participação dos petroleiros do TEBIG e TABG  na greve nacional dos petroleiros prejudica a importação e exportação de petróleo e o abastecimento da Reduc – Refinaria de Duque de Caxias. Hoje de manhã, as assembleias realizadas nessas duas bases do Sindipetro-RJ (Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro) rejeitaram a contraproposta da Petrobras e aprovaram a manutenção da greve 

Os diretores do Sindipetro-RJ em Angra dos Reis, onde está situado o Terminal da Baía da Ilha Grande (TEBIG), informaram que desde a meia-noite de ontem não houve troca de turno. Também não aconteceram as trocas de turno programadas para as 7h e as 15 horas de hoje: a greve está firme, com forte adesão dos petroleiros dos terminais.

O TEBIG foi responsável, em 2010, pelo maior volume de exportação de petróleo do país, estimado em quase 10 bilhões de dólares. O porto de Angra recebe o petróleo da Bacia de Campos e também abastece a Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), que é o maior campo produtor do país. Mas também importa petróleo leve.

São cerca de 120 os petroleiros lotados no TEBIG. O Terminal da Bahia da Guanabara é de menor porte, mas também tem a função de abastecer a REDUC. A greve está firme também no TABG. A assembleia realizada está manhã aprovou o indicativo da direção do Sindipetro-RJ: rejeição da contraproposta da empresa e greve! – sem troca de turno.

Nas áreas administrativas, no centro do Rio, os petroleiros prometem a cada dia uma surpresa. Esta manhã, houve “trancaço”: atividade que atrasou o início do expediente no Edita. Amanhã, o coordenador da secretaria geral, Emanuel Cancella, promete novas surpresas.

Os petroleiros estão em greve por aumento real de salário, com percentual incidindo sobre o salário básico, mais segurança no trabalho (os índices de acidentes, inclusive com mortes, são elevadíssimos) e por melhorias na assistência médica.

 O quadro geral da greve encontra-se em matéria da APN

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!