Fonte: Assessoria de Imprensa da Codesp
A CODESP realizou hoje a 120ª. reunião do Plano de Auxílio Mútuo – PAM, marcando a passagem de 10 anos do plano criado pela Companhia, atendendo às disposições da Norma de Segurança e Saúde do Trabalho Portuário (NR 29). O PAM envolve todas as empresas que atuam no Porto de Santos e é posto em ação quando ocorre o chamado acidente ampliado, caracterizado pela possibilidade de atingir áreas além do próprio local do próprio local do sinistro.
“O PAM do Porto de Santos, por ser o maior e mais diversificado complexo portuário do país demanda amplos recursos, estrutura e uma eficiente coordenação que nos garanta atendimento satisfatório em qualquer situação emergencial ou de risco iminente”, destaca Arlindo Monteiro, da Superintendência de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Para tanto, o plano conta com a o apoio operacional das empresas participantes que auxiliam o Corpo de Bombeiros nas situações de atendimento e mitigação das emergências. Desde 2003, a CODESP dispõe de kit de emergência, dimensionado pelo Corpo de Bombeiros para as ações do PAM.
Periodicamente mobilizado em treinamento envolvendo situações simuladas de emergência, o PAM atua sempre que necessário nos casos de incêndio, explosão, vazamentos de produtos perigosos e acidentes ambientais, entre outros.
A 120ª reunião ocorreu no auditório da Presidência da CODESP, com a participação de cerca de 70 representantes da CODESP e das empresas do Porto de Santos e a presença do gerente de Meio Ambiente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, Marcos Maia Porto.