Domingo, 19 Janeiro 2025

A STX Brasil está transferindo a construção de dois cascos de embarcações de apoio para as instalações do estaleiro Rio Nave. O remanejamento é fruto de uma joint-venture firmada entre as duas empresas, na qual a STX assumiu a gestão do Rio Nave.

Com isso a empresa abriu espaço para a construção de mais duas unidades no STX Niterói até meados de 2013. “Se não fizéssemos isso já estaríamos tomados”, afirmou o presidente da STX Brasil, Waldemiro Filho.

As instalações da empresa em Niterói têm capacidade para construir até 4 embarcações em paralelo. “Com a joint venture e o novo estaleiro em Suape (STX Promar), podemos ofertar ao mercado navios para entrega em 2014”, comemorou o executivo.

As obras em Suape-PE já foram iniciadas com o trabalho de terraplanagem. O início da operação do estaleiro está previsto para meados de 2013. O primeiro contrato a ser executado será a construção de oito gaseiros para a Transpetro, com prazo de entrega no final de 2014.

A unidade pernambucana terá capacidade para processar 20 mil t de aço, que equivale a seis embarcações de apoio do tipo PSV. “Vamos mais do que dobrar a nossa capacidade”, comemorou Wademiro Filho.

A STX realizou nesta segunda-feira (14/11) a cerimônia de lançamento e batismo do casco do PSV Sea Brasil, encomendado pela empresa norueguesa Deep Sea Supply.  A embarcação, que tem como madrinha a diretora da ANP, Magda Chambriard, agrega diversos itens voltados para a questão ambiental, sendo classificado como o primeiro green vessel brasileiro.

Entre os recursos previstos no Sea Brasil está o desenho da proa, que reduz o atrito com o mar e consequentemente o consumo de combustível. O sistema de reaproveitamento de água de lastro e a tintura não tóxica também estão entre os diferenciais ambientais do projeto. A entrega da embarcação está prevista para abril de 2012.

Na mesma cerimônia, a empresa promoveu o batimento de quilha do AHTS Skandi Paraty, com capacidade para 300 t. A embarcação foi encomendada pela DOF Navegação por US$ 150 milhões e tem entrega prevista para o final de 2012.

Fonte: Energia Hoje

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!