Fonte: Força Sindical
Sete sindicatos de trabalhadores têxteis do Estado de São Paulo fundaram hoje (dia 9), em Limeira, a Federação dos Trabalhadores Têxtil do Estado de S. Paulo, que será presidida pelo presidente do Sindicato dos Têxteis de São Paulo, Sergio Marques. Segundo Marques, a nova entidade representa quase 90 mil trabalhadores, ou seja, mais de 50% do setor no Estado.
“Nosso objetivo é organizar melhor os trabalhadores nas bases e fortalecer o secretariado da categoria na Força Sindical, além da Conaccovest (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados).
Para João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, a iniciativa dos sindicatos é positiva. "Nosso propósito é organizar as categorias em secretariado para intensificar a luta dos trabalhadores por mais benefícios", disse Juruna.
Mesmo com a crise provocada pelas importações de produtos da China pelo Brasil, o setor têxtil é um dos que mais emprega. “No Brasil são 1,5 milhão de trabalhadores nesta área”, disse Marques.
Fazem parte da nova Federação os sindicatos dos têxteis de São Paulo, Araraquara, São Bernardo, Campinas, Jundiaí, Itu e Santa Bárbara do Oeste.
Compareceram à assembleia, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de BH, e secretário-geral da Conaccovest, Rogério Aquino, e o presidente do Sindicato dos Têxteis de BH, Carlos Roberto Malaquias.