Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras
Nesta quinta-feira (3/11), o Compacto Petrobras, projeto musical que registra encontros inéditos entre um artista consagrado e uma revelação, estreia sua segunda temporada com o dueto entre Edgar Scandurra, ex-integrante da banda Ira!, e a cantora Juliana R, revelação da cena musical paulistana. Até o fim do ano, serão gravados cinco encontros com artistas de diferentes regiões do Brasil, unindo diversos estilos, que poderão ser vistos no site www.petrobras.com.br/compacto.
Nesta temporada, o Compacto Petrobras traz novidades e uma maior aproximação com o público. Além da possibilidade de compartilhar o conteúdo disponibilizado exclusivamente pelo Compacto, os espectadores serão envolvidos na própria seleção dos artistas dos próximos encontros, por meio de votação pelo site do projeto.
"Ao longo da primeira fase, percebemos que estávamos apoiando novos talentos, utilizando um formato inovador e criando um conteúdo realmente relevante. E, por isso, o projeto tem seguido com uma proposta ampliada e muito mais forte", conta Leonardo Sá, coordenador de Multimeios da Petrobras.
Outra novidade deste ano é a criação da Confraria, grupo de especialistas e críticos musicais que colaborou com os encontros sugerindo nomes de artistas de todo o País. Os integrantes da Confraria são, entre outros, o músico e pesquisador Charles Gavin, o jornalista e crítico Pedro Alexandre Sanches, a jornalista Patricia Palumbo e o produtor Fabricio Nobre.
O Compacto também se tornou um projeto com participação ativa nos mais importantes eventos musicais do País. Essa nova iniciativa teve início já no festival Back2Black, realizado em agosto, no Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras. Durante o evento, o Palco Compacto Petrobras promoveu encontros de novos nomes da música brasileira, entre eles, Nicolas Krassik e Cordestinos, Qinho e Jards Macalé, Domenico e BNegão. Os shows foram gravados ao vivo e se tornaram atrações no site Compacto e no canal próprio do Youtube (youtube.com/vejacompacto).
O projeto apresenta-se como uma nova proposta de abordagem em relação à música, que dialoga com a política de patrocínio cultural da Petrobras e reforça os atributos de diversidade e origem brasileira da marca. A plataforma trabalha a presença da marca nos meios digitais a partir da produção de conteúdos de entretenimento. Além de estar presente no Youtube, o Compacto Petrobras pode ser seguido no Twitter (twitter.com/sigacompacto) e seus fãs acompanham as novidades pelo Facebook (facebook.com/vejacompacto).
Na primeira temporada, o Compacto Petrobras promoveu treze encontros inéditos, que renderam 26 episódios para a web. A cada edição, vozes brasileiras dos mais variados estilos - e algumas desconhecidas até então - deram suas contribuições à música brasileira. Artistas como Tulipa Ruiz, Charles Gavin, Gaby Amarantos, Pato Fu, Móveis Coloniais de Acaju, Macaco Bong e Vítor Araújo estiveram com a Petrobras nessa iniciativa. No final de 2010, um programa especial foi ao ar na TV reunindo os melhores momentos de cada encontro.