Fonte: Assessoria de Imprensa
Mulheres e crianças são mais afetadas pela cinetose, um tipo de labirintopatia que provoca tontura, enjoo e vômitos durante as viagens de carro, barco ou avião
Momentos de lazer e diversão, como uma viagem pela serra, um passeio de barco ou uma volta na roda gigante, se tornam verdadeiros pesadelos para pessoas que sofrem de cinetose, um tipo de labirintopatia. O receio de passar mal durante uma viagem faz com que milhares de pessoas se privem ou descartem determinadas atividades.
“A cinetose é um distúrbio do movimento que pode ocorrer quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso. O cérebro fica confuso com as informações conflitantes entre o labirinto e a visão. Essa confusão é percebida como tontura”, detalha Roseli Bittar, otoneurologista do Hospital das Clínicas da USP.
O distúrbio pode ocasionar náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico, entre outros sintomas. A cinetose pode ocorrer em qualquer fase da vida, com incidência maior entre as mulheres e as crianças.
Mesmo após o termino da viagem, algumas pessoas podem continuar com o problema. “Essa sensação ocorre principalmente em quem faz viagens de navios. É o que chamamos ‘mal de desembarque’, mas ela desaparece após o fim da viagem. Contudo, mesmo quem está acostumado a viajar de barco pode vir a sofrer com cinetose, se o mar estiver muito agitado”, continua Fernando Ganança, otoneurologista da Unifesp.
Ninguém deve se privar de um passeio ou viagem por causa da cinetose. “Há medicamentos que previnem o enjoo e também exercícios de reabilitação do equilíbrio que podem ser feitos para minimizar e evitar o problema”, aconselha Roseli.
O que fazer para evitar o mal-estar durante a viagem?
- Mantenha os olhos fixos em um ponto imóvel.
- Evite olhar objetos ou situações em movimento como as ondas do mar.
- Não fique muito tempo em jejum e cuidado com as dietas radicais. Procure ter uma alimentação balanceada, comendo a cada três horas.
- Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.
- Evite ingerir café, doces ou alimentos muito gordurosos.
- Fique em locais bem ventilados.
- Evite comer muito antes de se expor a situações estimulantes (barco, brinquedos de diversão, simuladores, viagem de carro, etc.)
- Evite bebidas alcoólicas durante essa exposição.
- Evite contato com cheiros fortes (do motor da embarcação, do escapamento do carro, de cigarro).
- Tente se posicionar em região próxima ao meio da embarcação, onde balança menos.
Como agir durante uma crise
- Vá para um lugar ventilado.
- Fique sentado, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede.
- Procure um médico.
- Não dirija ou manuseie máquinas ou equipamentos cortantes.
- Nunca se automedique.
Sobre a Apsen
Fundado em 1969, o laboratório farmacêutico Apsen é uma companhia brasileira, que investe em tecnologia e pesquisas no desenvolvimento de medicamentos de excelência a preços acessíveis às camadas populares. A empresa dispõe de um portfólio com mais de 40 medicamentos sintéticos, fitoterápicos e oriundos de biotecnologia nas áreas de urologia, reumatologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, geriatria, psiquiatria, ginecologia, gastroenterologia e pediatria, entre outras. A Apsen conta com cerca de 640 colaboradores e uma planta fabril em São Paulo que funciona dentro de rigorosas normas de qualidade. Para saber mais sobre o Apsen, acesse www.apsen.com.br.