Michael Jordan , o maior jogador de basquete de todos os tempos, já disputou um Pan-Americano. Isso aconteceu em 1983, quando Caracas, na Venezuela, sediou o evento. Mais que disputar, Jordan ganhou a medalha de ouro naquele Pan e a partida decisiva foi justamente contra o Brasil.
Na época, a seleção dos EUA era formada por jogadores universitários. Além de Jordan, que atuava na Universidade da Carolina do Norte (foto), outro futuras estrelas da NBA figuravam no elenco: o armador Mark Price, o ala-pivô Sam Perkins e o ala Chris Mullin, que não chegou a competir por conta de uma fratura no pé.
O Brasil sentia a falta de Oscar Schimidt, que não esteve na competição, mas a equipe contava com outros jogadores de qualidade como Marcel, Guerrinha, Adílson Nascimento, Israel, Carioquinha, entre outros.
Depois de perder por 72 a 69 no início da competição, os brasileiro reencontraram os EUA em partida que valia a medalha de ouro. Aos 20 anos de idade, Jordan anotou 16 pontos e foi cestinha da equipe norte-americana, que venceu por 87 a 79. O futuro camisa 23 do Chicago Bulls terminou a competição como maior pontuador de sua seleção, com médias de 17,3 pontos por jogo.
No Pan seguinte, em 1987, contudo, a revanche foi saborosa para a seleção brasileira. A competição realizada em Indianápolis ficou marcada como a primeira derrota que os EUA sofreram no basquete dentro de seus domínios.
Fonte: Blog da Redação do UOL Esporte