Fonte: Assessoria de Imprensa da OSX
OSX 2 Leasing B.V., subsidiária da OSX Brasil S.A., celebrou o contrato de financiamento com um sindicato de bancos internacionais liderado pelos bancos ING, Itaú-BBA e Santander, relativo à captação de empréstimo no valor de US$ 850 milhões, conforme os termos contratuais, para o investimento na construção e instalação do FPSO OSX-2. O empréstimo foi inicialmente subscrito pelos três bancos líderes e posteriormente sindicalizado globalmente. As demais instituições financeiras participantes do sindicato são: HSBC, Citibank, ABN Amro Bank, Banco do Brasil e NIBC.
As condições gerais do empréstimo são: taxa de juros média de Libor + 4,41% a.a.; prazo de repagamento de 12 anos a partir da data da assinatura do contrato; carência para pagamento de principal durante o período de construção e instalação; juros trimestrais, financiáveis durante o período de carência; e amortização linear até o 12º ano, a contar de três meses do início de produção de óleo pela unidade.
Esta unidade será construída conforme contrato definitivo de EPCI assinado em abril de 2011 entre a OSX 2 Leasing B.V. e Single Buoy Moorings Inc. (SBM), uma das líderes mundiais em serviços para indústria offshore de óleo e gás. O FPSO OSX-2 terá capacidade de produção de 100.000 barris de óleo por dia (bopd) e de armazenamento de 1.300.000 barris (bbls). A embarcação será afretada pela OGX pelo prazo de 20 anos e seu destino final será a acumulação de Waimea, na Bacia de Campos, com início da produção de óleo previsto para meados de 2013.