Fonte: Panrotas
A atividade turística na Espanha deverá crescer 2,6%, quatro vezes mais do que a previsão de crescimento para o conjunto da economia espanhola que é de 0,7%, graças aos turistas estrangeiros.
As previsões da Aliança para a Excelência Turística (Exceltur) foram revistas em alta e apontam para um dos melhores exercícios da história, contrastando com a debilidade do conjunto da economia espanhola.
O crescimento dever-se-á em exclusivo ao bom comportamento da procura dos turistas estrangeiros e não das viagens dos espanhóis, embora os responsáveis da Exceltur sublinhem que se tratam de “turistas emprestados” porque foram desviados de países no norte de África que foram afetados por instabilidades políticas e não de um crescimento sustentado.
Sem o efeito desses turistas, o turismo espanhol estaria apenas a crescer 0,9%.
Durante os meses de verão, o turismo intensificou a atividade com um crescimento em 3,1% devido a um abrandamento da procura doméstica que concentrou as viagens no período de férias, o que permitiu a criação de 36.463 novos empregos ligados ao setor até agosto, mais 1,8% face a 2010, diz a imprensa espanhola.
Em destaque para a Exceltur esteve o crescimento do mercado russo, 1,6 milhão no verão, com um gasto médio, sem transporte, de 93,5 euros, bastante acima da média habitual que se situa nos 77,6 euros.
A Exceltur estima ainda que uma política de Estado a favor do turismo poderia significar um aumento médio de mais 2,9 bilhões de euros ao ano, criando 35 mil novos empregos todos os anos até 2015.