Sexta, 17 Janeiro 2025

As soluções para as enchentes como as que recentemente atingiram Santa Catarina podem surgir em Porto Alegre. Especialistas do setor de saneamento e drenagem de várias partes do Mundo desembarcam na capital gaúcha para participar do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sani¬tária e Ambiental, promovido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que ocorre entre os dias 25 e 29 de setembro, no Centro de Convenções da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).

Um dos temas a ser debatido no Congresso será justamente os efeitos econômicos das alterações climáticas ocorridas no Planeta nos últimos anos e as possíveis soluções para o problema. Entre os palestrantes, destacam-se Yvon Mellinger e Federico Basãnes, consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Yvon e Federico pretendem apresentar a experiência da Water Operator Partnership (WOP), uma rede integrada de agentes da América Latina que tem por objetivo desenvolver mecanismos de cooperação no setor da água e saneamento da região.

O BID é responsável pelo financiamento das obras do Programa Socioambiental de Porto Alegre (PISA), que promete resolver o problema da balneabilidade do Lago Guaíba até 2014.

O Congresso é considerado pelo setor o maior evento de saneamento da América Latina e um dos três mais importantes do mundo e a estimativa dos organizadores é da participação de cinco mil pessoas.

Durante cinco dias, engenheiros dos mais variados segmentos vão apresentar e debater modernas tecnologias e meios para a área de saneamento, resíduos sólidos e abastecimento de água, entre outros. O tema central do Congresso é “Saneamento Ambiental: a exce¬lência da gestão como caminho para a uni¬versalização”.

Nesses cinco dias, os profissionais e técnicos do setor participarão de 24 painéis, reuniões de diálogo setorial, mesas redondas, olimpíadas, campeonatos, visitas técnicas, seminários e de um grande fórum sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Está prevista em um dos painéis, a participação do Ministro das Cidades, Mario Silvio Mendes Negromonte, com palestra sobre o PAC e a universalização.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!