A Batavo Cooperativa Agroindustrial inaugura no próximo dia 15 de setembro sua nova indústria de processamento de leite, a Frísia. Os produtos que já começam a ser industrializados seguem um rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade no recebimento da matéria prima vinda da região, o que tornou a Batavo Cooperativa, sinônimo de produção com qualidade, tecnologia e sustentabilidade.
Desde 1951, quando se formou a Central de Laticínios de Paraná Ltda – atualmente incorporada à BR Foods, a Cooperativa Batavo focalizou-se apenas na produção agropecuária para comercialização de commodities. Agora, a Batavo Cooperativa Agroindustrial, que busca contribuir com os produtores em suas atividades, além de primar na produção de alimentos saudáveis, retorna ao mercado com sua nova marca, Frísia.
A nova indústria está localizada em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, que é conhecida nacionalmente como a principal bacia leiteira do país. A produção, que já está em andamento, será dividida em etapas. Neste primeiro momento, os produtos serão comercializados entre parceiros do setor lácteo, que irão inserir suas respectivas marcas. A partir de 2012, os consumidores também passam a ter acesso a esses produtos já com a marca Frísia, que entra no varejo observando rigoroso controle de qualidade.
A linha de produtos da indústria é composta, hoje, pelo leite pasteurizado integral, semi-desnatado e desnatado, creme de leite pasteurizado e cru, leite concentrado integral, semi-desnatado e desnatado, leite cru resfriado. Na segunda etapa de produção, serão produzidos leite condensado e leite longa vida. Um investimento de mais de 60 milhões de reais.
A origem do nome Frísia é de uma região da Holanda de mesmo nome, da onde vieram muitos dos imigrantes que colonizaram Carambeí (PR), bem como a origem dos primeiros gados leiteiros da raça holandesa, que foram trazidos para cá e se tornaram os responsáveis pelo melhoramento genético do gado leiteiro.
Alinhados aos valores da Batavo Cooperativa Agroindustrial, a moderna indústria de leite Frísia irá produzir alimentos, com a responsabilidade de reduzir os impactos ambientais, buscando melhorar a vida de nossos cooperados, colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais e comunidade e consumidores.
Investimento, estrutura e empregos
As vagas de empregos que já estão sendo geradas pela Frísia, oportunizaram a conquista do primeiro emprego a muitos jovens que buscavam se inserir no mercado de trabalho. Uma contribuição para o avanço sócio-econômico da região e também do país.
Cerca de 95% dos colaboradores da industria são dos Campos Gerais. Inicialmente, a Frísia gerou 85 empregos diretos e cerca de 500 indiretos. Porém, quando passar a operar com maior volume, este número tende a crescer.
Assim como os profissionais contratados, o leite, matéria prima utilizada na industrialização dos produtos, vem de produtores cooperados da Batavo, que hoje somam 567, dentre eles 250 se dedicam a atividade da pecuária leiteira.
A estrutura da nova indústria é a mais moderna existente no mercado, está automatizada com tecnologia Tetra Pak, líder mundial em soluções inovadoras de processamento e envase de alimentos, tecnologia que permitirá que os produtos que saírem daqui cheguem a lugares distantes com qualidade e segurança. Os maquinários possuem padrão europeu e comportam uma produção de 650 mil litros de leite diariamente.
Fonte: Assessoria de Imprensa