O Despoluir - Programa Ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT) - tem duas preocupações: o incentivo à sustentabilidade e à implantação de eficientes sistemas de gestão ambiental nas empresas. Essas prioridades foram os principais tópicos abordados no início do IV Encontro Anual da Equipe Técnica do Despoluir, realizado na sede da CNT, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (12).
O diretor executivo da entidade, Bruno Batista, destacou a importância do trabalho porque a questão ambiental está se tornando uma prioridade cada vez maior às empresas e aos órgãos públicos. “O programa é um sucesso. Apresenta números crescentes - chegou a 500 mil aferições no início de agosto - e tem recebido o apoio das próprias federações de transporte”, afirmou. Ele destacou que esse progresso é resultado do “valioso esforço de toda a equipe”.
A coordenadora nacional do Programa, Marilei Menezes, disse que trabalhar com sustentabilidade deve ser um diferencial a ser buscado pelas empresas. Mas além desse quesito, que pode trazer retorno financeiro e melhorias à imagem da instituição, ela frisou que uma gestão ambiental sustentável deve buscar a conversação do meio ambiente, a reciclagem de matéria-prima e a redução do impacto ambiental.
Marilei destacou que a preocupação com o meio ambiente é uma exigência dos consumidores e uma realidade nas organizações. Segundo uma pesquisa realizada com 649 empresas de transporte rodoviário, metade delas respondeu que tem interesse em adquirir certificação ambiental. “Precisamos iniciar as discussões para ir além das aferições, buscarmos outras atividades que podem ser desenvolvidas”, destacou.
O gerente de projetos do Despoluir, Eduardo Vieira, falou sobre a implantação dos sistemas de gestão ambiental nas empresas. Até chegar à certificação ambiental almejada, como o ISO 14.000, algumas medidas precisam ter tomadas pelas empresas. Entre elas, por exemplo, uma das etapas iniciais é a avaliação do impacto ambiental das atividades da companhia. Um diagnóstico completo pode contribuir com a identificação de problemas que precisam ser corrigidos.
Um sistema sustentável de gerenciamento ambiental também traz benefícios, alertou Vieira. “Há registro de melhorias na imagem e no desempenho da empresa, redução de custos a médio prazo, redução do passivo ambiental e dos processos legais”, enumerou.
Nas empresas com esse sistema instalado ou em fase de implantação, Vieira citou pontos a que os técnicos do Despoluir devem estar atentos. Entre eles, a racionalização do uso de matéria-prima e o controle do descarte de resíduos sólidos e líquidos. O conhecimento dos impactos ambientais, o controle operacional e a otimização do uso da água e da energia são outros pontos que demandam atenção.
O gerente de projetos destacou que o certificado ISSO 14.000 é um passo importante às empresas que buscam um sistema de gerenciamento ambiental eficiente. Outro conselho foi relacionado à definição da política ambiental da instituição: ela deve ser clara, objetiva e ter metas plausíveis, além de ser anunciada a todos os empregados e ser pública, ou seja, disponível para consultas.
Palestras
O IV Encontro Anual da Equipe Técnica do Despoluir termina nesta terça-feira (13). Ainda estão previstas palestras sobre boas práticas ambientais aplicadas ao transporte rodoviário, regularização e licenciamento ambiental, conversação e reuso da água, novos procedimentos e orientações sobre o sistema nacional de informações e a apresentação de experiências exitosas de produtividade de aferições.
Fonte: Agência CNT de Notícias