Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame.
No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.
Melhores e piores da região
O destaque da região foi o colégio Engenheiro Juarez Siqueira de Britto Wanderley, de São José dos Campos, mantido pela Embraer, que ocupa a terceira posição no ranking estadual, sendo a primeira colocada entre as escolas do interior do Estado.
A nota da instituição foi 714.01 com partcipação no exame de 98%. Dentro do mesmo grupo, o colégio ficou na 26ª colocação no ranking nacinal. Segundo a Embraer, essa foi a segunda melhor colocação do colégio. Em 2008, o Juarez Wanderley ficou em primeiro no estado e em oitavo no Brasil.
Em 11º, aparece o colégio Objetivo Júnior, com 692,84 pontos. Em 12º, vem o colégio Progressão, de Pindamonhangaba, com 692,3 pontos.
Entre as escolas públicas, o melhor colocado da região, no ranking estadual, é Colégio Técnico Industrial da Unesp, de Guaratinguetá, que ficou em 3º, com 639.47 pontos. Depois, aparece o colégio Técnico, da USP de Lorena, na 26º colocação com 636.29 pontos.
Entre as instituições particulares, a pior colocação é do Colégio Tableau de Guaratinguetá. Entre as instituições públicas, a pior colocação é a do Colégio do Bairro da Barra, de Cunha, penúltimo colocado no ranking do Estado de São Paulo.
Fonte: VNews