Sexta, 17 Janeiro 2025

As cartas náuticas da bacia amazônica foram, pela primeira vez, totalmente digitalizadas e podem ser instaladas em equipamentos GPS que calculam as rotas mais seguras para navegação.

A bacia hidrográfica do Amazonas é uma das maiores regiões fluviais do mundo, com 3,8 milhões de km² e um sistema denso e complexo de rios. Durante anos, a navegação de barcos nessa região era difícil e os pilotos de barcos dependiam de cartas náuticas em papel ou da sua experiência.

Para oferecer mais segurança e prevenir acidentes, a Garmin, líder mundial em equipamentos de navegação, acabou de anunciar o Bluechart Amazônia 2011.5, um exclusivo mapa digital da bacia hidrográfica da Amazônia, que pode ser instalado em qualquer um dos seus navegadores GPS compatíveis.

O Bluechart Amazônia 2011.5 está disponível em duas versões: a g2, que inclui a navegação padrão, incluindo todos os detalhes do Rio Amazonas, a partir de cidade de Benjamin Constant no extremo oeste do rio até o oceano Atlântico, no extremo leste. Também estão incluídos detalhes do Rio Madeira até Porto Velho e porções do Rio Tapajós e Pará. O Bluechart g2 é ideal para dispositivos portáteis e para chartplotters de entrada. A segunda versão, é Bluechart g2 Vision, contém todas as funções do g2 e oferece características avançadas como a visão 3D Olho de Marinheiro, visão 3D Olho de Peixe e a inédita função de auto-roteamento, que calcula automaticamente a rota para o destino, levando em consideração todas as restrições relativas às dimensões do barco.

De acordo com o gerente geral da Garmin Brasil, Eduardo Cortez, este lançamento irá trazer grandes benefícios para pescadores, turistas e moradores da região: “Antes do lançamento da nova versão do Bluechart, região da bacia Amazônica estava disponível apenas através da tradicional cartografia em papel. Agora é possível navegar através de mapas digitais de alta precisão.”

Fonte: Jornal de Turismo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!