Como treinador, Ricardo Gomes destacou-se no Paris Saint-Germain, sendo campeão da Copa da França e da Copa da Liga Francesa, no Vitória, onde foi campeão nordestino em 1999, no Juventude, no Fluminense e levou o Bordeaux ao vice-campeonato francês da temporada 2005/2006.
Teve passagens também por outros clubes, como Monaco, Guarani, Flamengo, Coritiba e ainda pela Seleção Brasileira Olímpica.
Em 20 de junho de 2009, foi anunciado como novo técnico do São Paulo. O time paulista estava sem treinador depois da saída de Muricy Ramalho, no dia anterior. A negociação foi anunciada pelo presidente do clube, Juvenal Juvêncio, após concretizá-la. Isso significou a volta de Gomes a um time do Brasil, já que seu último trabalho no país havia sido em 2004, no Flamengo.
No dia 21 de fevereiro de 2010, sofreu um pequeno AVC (Acidente Vascular Cerebral) depois de uma derrota de 2x0 para o Palmeiras e, segundo médicos, não ficou com sequelas.
Em 6 de agosto de 2010, com o término de seu contrato, os dirigentes do São Paulo decidiram não renovar. Em 2 de fevereiro de 2011, foi anunciado como novo treinador do Vasco da Gama, onde encontrou um elenco desmotivado e conquistou a Copa do Brasil de 2011.
Em 28 de agosto de 2011, durante partida entre Vasco da Gama e Flamengo, Ricardo Gomes sofre um AVC hemorrágico e é internado em estado grave.
Fonte: Wikipedia