A rainha Elizabeth II do Reino Unido está à procura de um jardineiro para o castelo de Balmoral, na Escócia, onde passa férias de verão, segundo um anúncio publicado nesta terça-feira no site da residência real.
O futuro jardineiro chefe da rainha deverá, além de conhecer todos os aspectos do ofício, estar "à altura do nível exigido para uma propriedade tão importante". Será encarregado de florestas e jardins que ocupam uma extensão de 20 mil hectares, por isso se pede "boa capacidade de gestão e iniciativa própria".
O castelo de Balmoral foi adquirido em 1848 pela rainha Victoria, que o classificava como "o paraíso nas Highlands (montanhas da Escócia)" e é um dos locais favoritos de Elizabeth II, que gosta de supervisionar pessoalmente todos os detalhes de suas residências.
Embora o salário não tenha sido especificado, o anúncio informa que é "atrativo" e inclui o alojamento dentro da grandiosa propriedade que abriga colinas florestas.
Os jardineiros cuidam das flores e do gramado ao redor do castelo, mantêm as estufas, fornecem os vasos, podam as flores e também cultivam verduras que a rainha come quando visita a Escócia.
A residência favorita da soberana foi imortalizada no filme "A Rainha", protagonizado por Helen Mirren, no qual mostra Elizabeth II passeando pelas imensas florestas, desfrutando do ar livre e da natureza. O castelo é, além disso, uma atração turística muito popular na Escócia, com 70 mil visitantes ao ano.
Os interessados em ser um dos 50 empregados fixos da residência de veraneio poderão apresentar sua solicitação até 23 de setembro.
Fonte: Agência EFE