Em comemoração ao aniversário de Navegantes, que completa 49 anos, no dia 26, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes entregará para o município mais um ecoponto, que será instalado na praça da praia de Gravatá, no dia 25 de agosto. No coletor pode-se depositar papel, papelão, vidro, metal, plástico, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Este é o segundo ecoponto que o Terminal entrega ao município.
Para esclarecer dúvidas da população, a Portonave também desenvolveu um placar informativo explicando como separar os resíduos, que será fixado ao lado do ecoponto.
“O Terminal está comprometido com a responsabilidade sócioambiental,promove ações para incentivar a reciclagem e conscientizar a população sobre a necessidade de segregar os resíduos”, explica o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Em março, foi instalado o primeiro ecoponto na cidade, localizado no pátio da prefeitura de Navegantes. Até julho foram descartados no coletor 686 quilos de material reciclável (papel, plástico e vidro), 248 litros de óleo de cozinha e 393 unidades de lâmpadas perigosas.
Em julho a Portonave lançou um projeto piloto e doou mais de 100 contentores de lixo reciclável para a Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, no bairro Meia Praia, que atende 580 alunos.
Como fazer o descarte correto:
O resíduo reciclável deve estar sempre limpo e seco, a separação pode ser feita em casa e depois o lixo deve ser levado até o ecoponto e depositado no coletor correspondente ao material, dando um descarte ecologicamente correto ao resíduo. Independente de ter sido usado ou não, o óleo de cozinha pode ser reciclado, ele não deve ser despejado diretamente na rede de esgoto, pois, pode causar entupimento das tubulações e contaminação do lençol freático. Para reciclar o óleo deve-se colocá-lo em garrafas pet e descartá-la no ecoponto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Portonave