Quinta, 25 Abril 2024

A produção nacional de grãos da safra 2012/213 está estimada em 186,15 milhões de toneladas, 19,95 milhões a mais que a do mesmo período do ano passado. O levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mostra que o acréscimo de 12,1% deve-se, principalmente, às culturas de soja, que apresenta aumento de 22,7% em sua produção (81,46 milhões de toneladas) e de milho segunda safra, acréscimo de 15,4% (45,14 milhões de toneladas).

 

Segundo o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Gueller, as políticas que estão sendo implementadas pelo Governo Federal contribuíram para o crescimento. “Em janeiro estávamos com problemas de abastecimento do milho e em pouco tempo o setor respondeu de forma positiva, hoje estamos com excedente”, disse.

A produção de cana-de-açúcar está em expansão, apesar da instabilidade climática, principalmente no Nordeste. De acordo com o segundo levantamento da safra 2013/2014, há expectativa de crescimento na produção de 10,7% (652 milhões) em relação à safra 2012/2013 (588,92 milhões). Os estudos também apontam crescimento na produção de açúcar (40,97 milhões de toneladas) e de etanol (27,17 bilhões de litros).

O diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Mapa, Cid Caldas, salientou que o aumento na produção mostra que o Governo acertou ao disponibilizar R$ 4 bilhões para renovação de canavial. Segundo Cid, a população pode ficar tranquila, pois vai ter produto suficiente e preço atrativo para o consumidor. “Entre abril e julho deste ano produzimos 8% a mais de açúcar, 34% a mais de etanol e moemos 20% a mais de cana, em relação ao mesmo período do ano passado. Devemos expandir também a exportação”, disse.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome