Sábado, 23 Novembro 2024

Todas as nascentes de Viana (ES) serão mapeadas e georeferenciadas para viabilizar o reflorestamento das encostas e garantir a conservação da água no município, que é cortado pelos rios Jucu e Formate, principais esponsáveis pelo abastecimento de água em várias cidades do Espírito Santo. A medida faz parte do Programa Reflorestar Viana que atuará em conjunto com o Reflorestar do governo do Estado. 

Leia também 
Lei do Desmatamento paulista ameaça mananciais e nascentes
Crise da água é risco de maior impacto para o mundo 

A primeira fase será o treinamento da equipe da Secretaria de Agricultura, em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Meio Ambiente (Iema).

Além do diagnóstico das nascentes, serão produzidas mudas por meio de parcerias resultando no plantio nas encostas dos rios e demais áreas de preservação. Para a realização deste trabalho, a secretaria dará todo o suporte necessário (como adubo) para os produtores rurais para a preparação e recuperação do solo.

Todo o estudo e análise, tanto do volume das nascentes quanto da preparação do solo, serão usados para uma nova perspectiva: a construção de barragens na área rural, uma forma de conservar a água das nascentes de Viana.

O ‘Programa Reflorestar’ foi lançado pelo governo do Estado em 2011. O objetivo é recuperar e preservar a mata atlântica, as encostas dos rios e o solo, além de criar uma parceria primordial entre município e produtores rurais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!