Foto: Geraldo Magela/Agência SenadoO senador Jefferson Praia (PDT-AM) dedicou seu pronunciamento em Brasília, nesta quinta-feira (21), para reclamar das precárias condições logísticas do sistema portuário de Manaus, capital do estado do Amazonas. Segundo ele, o Porto de Chibatão, que concentra entre 60% e 70% de toda a carga que chega e sai de Manaus, e todo o sistema viário ao seu redor não estão à altura do dinamismo industrial da capital amazonense.
O prazo para concluir a investigação sobre o acidente envolvendo trem da América Latina Logística (ALL) e um ônibus na cidade de Americana (interior de São Paulo), no dia 8 de setembro, foi prorrogado. Na ocasião, nove pessoas morreram e outros 19 passageiros do ônibus ficaram feridos.
“A origem do déficit técnico do Portus no valor de R$ 1,7 bilhão é de responsabilidade exclusiva das patrocinadoras. Na condição de participante, e com o intuito de buscar conhecimento sobre atual situação econômica e financeira do Portus, pesquisei no "site" do Instituto, as Demonstrações Financeiras do exercício de 2009. E da leitura do "PARECER ATUARIAL DO PLANO DE BENEFÍCIO PORTUS 1 - PBP1 em 31/12/2009" da Consultoria Estatístico Atuarial CESAT, datado de 22/03/2010, verifica-se em seu item 15 da folha 03, que o Déficit Técnico do Portus teve como um dos grandes e principais motivos a falta de pagamento das contribuições normais devidas pelas patrocinadoras. Desta forma, transcrevo a seguir o referido item daquele parecer:"...15 - Portanto, é evidente que um dos grandes e principais motivos da insolvência do PBP1 é a falta de pagamento das contribuições normais devidas pelas patrocinadoras ou sua sucessora, nos termos dos Convênios de Adesão por elas firmados com o Portus, que, na medida em que fossem pagas, por si só, já eliminariam o déficit do Plano.
Terça-feira (12) não foi de feriado para dezenas de trabalhadores da América Latina Logística (ALL). Eles passaram o dia tentando retirar seis locomotivas e sete vagões que descarrilaram na madrugada de terça, no trecho que passa pela comunidade de Rio Natal, interior de São Bento do Sul, em Santa Catarina.
Estudo divulgado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato) mostra que os agricultores do País perdem cerca de R$ 130 milhões por ano com as péssimas condições de algumas estradas brasileiras.