Quinta, 28 Novembro 2024

Dia a Dia

Trabalhadores e empresários se unem em defesa do Porto Público de Vitória. A parceria entre a Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo e a Associação dos Operadores Portuários do Estado do Espírito Santo (AOPES) começou nesta quinta-feira (22/10) com movimento contra a proposta de adensamento de três berços do Porto Público de Vitória, proposto pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Quem nos passa a informação é a assessoria de comunicação da intersindical, Andréa Margon.

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A revisão das tarifas dos aeroportos sob concessão e a agilidade no combate aos preços abusivos e discriminatórios são alguns dos principais desafios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A observação foi feita nesta terça-feira (20) pelo representante do órgão regulador, José Barreto de Andrade Neto, em audiência pública sobre a composição de tarifas do sistema aéreo, na comissão de especialistas que revisa o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

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Está em debate, no Senado, o processo de recuperação da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. A rodovia foi concluída em 1976 e completamente abandonada em anos posteriores.

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O economista que se tornou especialista ferroviarista, Antonio Pastori, defende, urgente, a mudança do modelo ferroviário adotado no País desde a concessão dos trechos ferroviários, em 1995. Hoje temos um sistema extremamente concentrador e monopolista, analisa, que nada ajuda a logística nacional a ficar mais competitiva e ágil. Para tanto, ele defende a abertura de um grande debate com a participação da sociedade.

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A recente mudança no comando da Secretaria de Portos (SEP), provocada por rearranjos político-partidários, preocupa o empresário Milton Lourenço, presidente da Fiorde Logística Internacional, no que se refere, especificamente, ao projeto Santos 17, que prevê o aprofundamento do acesso aquaviário do porto dos atuais 15 metros para 17 metros. Segundo ele, empresários estabelecidos em Santos (SP) pretendem firmar uma parceria com a pasta para financiar os estudos necessários sobre o aprofundamento do canal de navegação. "Fazer essa dragagem o quanto antes é fundamental para que Santos possa se consolidar como o hub port (porto concentrador de cargas) do continente."

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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