A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o Centro Brasil Design e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) lançaram, nesta semana, em Belém, a segunda edição do Design Export. Com atuação em âmbito nacional, o Programa apóia o desenvolvimento de produtos e embalagens inovadoras voltadas à exportação. Entre o público presente, empresas multissetoriais, profissionais de design, institutos tecnológicos, sindicatos, representantes do governo, de instituições de ensino e instituições bancárias.
Com a intenção de atender indústrias de todos os setores ou região, que tenham a exportação como parte de sua estratégia de negócios e estejam interessadas em desenvolver produtos ou embalagens voltados ao mercado internacional, o Design Export pretende atender nesta edição duas vezes mais empresas do que a anterior.
Suas ações são desenvolvidas a partir de consultoria e capacitação orientando as empresas na identificação de oportunidades de inovação e na escolha de profissionais e escritórios de design mais adequados a cada perfil. “A intenção é fazer com que as empresas adotem uma metodologia onde a inovação pelo design faça parte do processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explicou Sueme Andrade, analista de negócios internacionais da Apex Brasil.