O Porto de Santos tem mais de 100 navios aguardando na barra por uma ordem de atracação. Destes, pelo menos 50 carregarão açúcar. O problema é que algumas embarcações esperam desde julho para entrar no Porto. E a ordem de ingresso não vem porque faltam homens para movimentar o açúcar em Santos.
O colunista Laire José Giraud presenteia a redação de PortoGente com diversos e-mails contendo imagens que são preciosidades para os shiplovers, os “loucos” por navios.
O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, disse à imprensa presente em sua visita à Presidente Prudente, na última sexta-feira (10), que a matriz de transportes paulista é exageradamente concentrada nas rodovias porque "ferrovia e hidrovia não pagam pedágio e o PSDB não gosta".
Quem abriu a boca esta semana para reclamar do sistema portuário foi o diretor de Marketing da Adidas no Brasil, Rodrigo Messias. “Metade do que vendemos no Brasil é importado, pois a burocracia e os problemas logísticos nos portos estão atrasando o nosso crescimento”.
Desde o início de seu primeiro mandato, o presidente Lula tem discursado e trabalhado para diversificar os parceiros comerciais do Brasil. Atualmente, o País já não é tão dependente de países como Estados Unidos e Argentina, dois de seus principais parceiros. Nesta semana, um país que entrou forte na pauta dos portos brasileiros foi a Turquia.