A doença apareceu, deu mostras de sua força, mas não foi tratada e agora está difícil de curar. Há muitos anos, os caminhoneiros autônomos sofrem com baixos pagamentos, falta de crédito e uma enxurrada de impostos. Com tanta falta de estímulo, muitas transportadoras já se deparam com dificuldades em encontrar profissionais disponíveis no País e veículos aptos a realizar o transporte de carga, já que grande parte da frota nacional está sucateada e sofre com as altos gastos para manutenção.
A 6ª Turma do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) anulou um contrato de arrendamento firmado entre a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e a Ferronorte (Ferrovias Norte Brasil S/A) que garantia à empresa de transportes a exploração de 504.800m² de instalações no porto de Santos.
Conforme notícia publicada no “Última Instância”, o arrendamento do Terminal de Granéis do Guarujá S.A. (TGG) foi anulado, em votação unânime, pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) nesta sexta-feira (5). A decisão cabe recurso. O grupo controlador do TGG (ALL (Ferronorte), Amaggi e Bunge) pode entrar com efeito suspensivo e voltar a operar. E uma decisão final da Justiça poderá ocorrer só no final do ano.
Novembro próximo, esta é a data para o início da operação do terminal de contêineres de Itapoá (SC). A previsão é de que o Tecon SC movimente mais de 300 mil contêineres por ano e receba navios grandes, já que a profundidade do canal é de 16 metros.
A jornalista Andréa Margon informa que a empresa Enterpa Engenharia é a vencedora da licitação para a dragagem e derrocagem da Baía de Vitória (ES), que vai aprofundar todo o canal de acesso para 14 metros. Os trabalhos deverão ter início até abril deste ano e o prazo de conclusão da obra é de 12 meses. O empreendimento está orçado em cerca de R$ 100 milhões.