Domingo, 24 Novembro 2024

Dia a Dia

Caminhoneiro e internauta do PortoGente, que atua no Porto de Santos (SP), envia a seguinte reclamação:

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A palavra inovação tem integrado o discurso dos principais empresários brasileiros. Na atividade portuária não é diferente, já que diversos terminais instalados em território nacional buscam diariamente incorporar tecnologia avançada para garantir competitividade no acirrado comércio internacional. E onde se busca inspiração para inovar? Para a presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Agnes Barbeito, os principais portos inspiradores são os asiáticos.

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Os trabalhadores portuários de São Francisco do Sul (SC) querem que o porto local siga sendo administrado pelo governo estadual após o vencimento da atual concessão, em 2011. O presidente da Intersindical de São Francisco do Sul (SC), Vander Luiz da Silva, espera que o Porto continue delegado ao governo catarinense, pois não crê que a comunidade esteja madura o suficiente para seguir o caminho de gestão municipal trilhado por Itajaí (SC).

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Nesta segunda-feira (5), como nos informa diretamente da Bélgica o assessor portuário da Prefeitura de Vitória (ES), Luiz Fernando Barbosa Santos, o presidente Lula iniciou ações para atrair investidores para o setor portuário nacional.

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A Bélgica é um país que reúne as maiores empresas especialistas no setor portuário do mundo. E de "olho" nesse mercado é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma delegação, que reúne diversas autoridades do país, incluindo o Espírito Santo. A ideia é apresentar o projeto de construção do Porto de Águas Profundas de Vitória.De todos os projetos existentes no Brasil, ligados ao setor portuário, dois foram escolhidos. Um é do Porto do Açu (RJ), da empresa LLX, do empresário Eike Batista. O outro é o Porto de Águas Profundas (ES), ideia dos trabalhadores portuários capixabas.De acordo com Ângelo Baptista, presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), a sua apresentação na Bélgica será dividida em duas partes. Num primeiro momento, ele irá apresentar o estado do Espírito Santo e sua vocação portuária. Em seguida, a dinâmica de crescimento na movimentação de contêineres, em índices comparativos a outros estados - o super porto de Vitória está sendo idealizado para a movimentação de contêineres. Ele adiantou que empresas internacionais, mesmo sem conhecer detalhes do empreendimento, já se mostraram interessadas.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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