Reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico apenas reforça o que este blog Dia-a-Dia vem destacando nos últimos meses: a gestão de programas como o Porto Sem Papel e o Programa Nacional de Dragagem (PND) - pela Secretaria de Portos - é absolutamente ineficiente.
Foto: Agência BrasilUma grande decepção para quem esperava que a Copa do Mundo de 2014 fosse uma grande oportunidade para o Brasil inverter a cultura rodoviarista e fazer grandes obras de mobilidade urbana privilegiando outros modais. A Agência Brasil divulgou nesta quarta-feira (15) que uma nova rodovia será construída em Brasília, capital federal, para substituir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que estava no cronograma de obras e só deve ficar pronto após 2014 - e se sair do papel conforme planejado... Para piorar, a mobilidade urbana no Distrito Federal já vive à beira de um colapso.
Em atitude que causou grande indignação por parte dos Fiscais Federais Agropecuários, o Governo Federal já trabalha em parceria com estados e municípios para executar as atividades que deveriam ser cumpridas pelas fiscais.
Preocupado com a competitividade do País no mercado internacional, Portugal anunciou nesta terça (07) plano para reduzir os custos portuários. O novo plano centraliza as decisões do setor no Ministério da Economia de Portugal e vai rever o sistema tarifário e a legislação laboral, para reduzir custos entre 25 a 30%.
São muitos os gargalos e deficiências do sistema portuário brasileiro. Grandes portos do País, como o de Santos, necessitam de planejamento e vontade política para estabelecer alternativas que superem os atuais problemas. Para possibilitar um grande salto de investimentos e de qualidade, o Governo Federal está planejando reforçar o seu programa de privatização, concedendo portos estratégicos à iniciativa privada, porém mantendo a regulação sob o seu comando.