Terça, 23 Abril 2024

A segunda audiência pública que discutiu a modelagem para a concessão da dragagem nos portos organizados do País, no dia 8 último, na Capital paulista, foi bastante concorrida, até mais do que a primeira do dia 2 de abril. Logo no início, o ministro Edinho Araújo, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), pediu para os presentes que não participaram da primeira audiência levantarem a mão. Ficou evidente, na hora, que o tema tem despertado crescente atenção. Todavia, as manifestações e discussões foram pouco técnicas.

Leia também
Dragagem: desta vez vai?
Aspectos relevantes do modelo de concessão do canal de acesso aos portos
Contribuição ao debate sobre concessão do canal de acesso aos portos

Se as entidades empresariais estavam em peso, não se podia dizer o mesmo das representativas dos trabalhadores portuários – estavam ausentes, fato bem diferente do que ocorreu no dia 2 de abril.

A Associação Brasileira de Terminais Portuários Privativos (ABTP), Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) e as dos armadores entregaram suas manifestações em mãos. A maior parte das manifestações empresariais acabou focando muito mais sobre diretrizes do que especificamente sobre modelo.

Os empresários fizeram coro uníssono pedindo o início da dragagem o mais rápido possível, a privatização da atividade e o não aumento de custos. O presidente da ABTP, Wilen Manteli, aproveitou para pedir a privatização das administrações portuárias.

Há uma divisão de opinião sobre se o sistema deve ser por concessão ou condominial. Sérgio Aquino, ex-secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos, saiu em defesa do modelo condominial.

A comunidade portuária do Paraná fez um breve histórico do processo comandado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e solicitou que o porto paranaense fosse retirado do programa.

Para se tomar a decisão correta é inexorável ter como base fatos do passado. Dragagem dos portos do Brasil há muito ocupa espaço na mídia como um problema de sete cabeças. Entretanto, uma análise cuidadosa mostra que é preciso reformular o processo de manutenção das profundidades portuárias, para torná-lo eficiente e melhorar o negócio dos portos brasileiros. Os dados estão lançados.  

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto