Segunda, 25 Novembro 2024

A instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras repousa numa gaveta do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), desde agosto último. O requerimento para tal já foi lido em plenário e recebeu adesão bem acima do exigido regimentalmente pela Casa, mesmo assim o assunto não ganhou prioridade. Solicitada para investigar uma transação da petrolífera brasileira em solo estadunidense, envolvendo alguns milhões de dólares, a CPI, todavia, pode “engordar” em termos de situações que fogem ao controle da transparência e dos bons costumes econômicos. Longe do que muitos imaginam, esse tipo de situação nebulosa – para se dizer o mínimo – tem sim reflexos diretos no dia a dia da sociedade brasileira.

Leia também
* “Passar a Petrobras a limpo”, quer deputado autor de CPI da companhia
* CPI da Petrobras aguarda na “fila” da Câmara
* CPI da Petrobras e leilão do pré-sal: pedras no caminho de Dilma

Nesta terça-feira (17/12), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que investiga a suspeita de sobrepreço pago pela Petrobras Biocombustível na compra de usinas de biodiesel, realiza audiência pública para tratar da questão, por solicitação do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS). O negócio aconteceu em setembro de 2009, a Petrobras pagou R$ 55 milhões na compra de metade da Indústria e Comércio de Biodiesel Sul, a BSBios, em Marialva, no Paraná. Dois anos depois, a estatal teria pago mais R$ 200 milhões na aquisição de metade de outra unidade da BSBios, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Segundo Heinze, esses montantes pagos pela Petrobras estariam acima do valor de mercado e seriam suficientes até para a construção de duas novas usinas.

"Se eu for construir hoje uma usina de biodiesel do porte da que a Petrobras comprou, seria um valor bem menor do que o valor que pagaram por 50% da empresa. Então, o que eu quero do ministro de Minas de Energia e do presidente da Petrobras Biocombustíveis é uma explicação: por que aconteceu esta compra e qual a razão de termos um valor bem maior que o preço de mercado?", questiona o parlamentar.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome