Sexta, 19 Abril 2024

A dragagem, no Porto de Santos (SP), não lembra nem o parto da montanha. Se a montanha pariu um rato, a dragagem é uma natimorta. Confiabilidade, continuidade e custo, nessa ordem, são os três pontos que devem balizar um plano de dragagem que garanta acessibilidade aos terminais portuários.

Leia também
* Fracassa licitação da SEP para dragagem do Porto de Santos
* Dragagem do Porto de Santos, uma longa história
Começa dragagem do Porto de Santos

Confiabilidade significa que as profundidades de projeto foram atingidas cabalmente. Continuidade garante que essas profundidades serão mantidas, permitindo, sempre, o acesso de navios ao porto, capazes de atenderem a demanda dos comércios nacional e mundial.

O custo, ora o custo! Será sempre aquele suportável pelos "agentes portuários", sejam eles privados (investidores, terminais, operadores, mercadores, navegadores, enfim todos os que fazem do Porto seu core business) ou governamentais, estes quando visam o desenvolvimento econômico e social do País. Aos “custos” se contrapõem os prejuízos gerados pela não efetivação dos negócios, pelas perdas logísticas, pela ineficiência dos transportes marítimos e operações portuárias e, no nosso caso, pelo malfadado custo Brasil.

Agora, para espanto geral, a dragagem, sendo realizada ou não, é paga pela Navegação à Autoridade Portuária embutida na Tabela I – Utilização da Infraestrutura Portuária. Parece ser esse o “enigma da esfinge” (ou de Brasília), estar nos acostumando a pagar por um serviço que não temos.

Portogente se lança no desafio de debater um modelo de contrato para a dragagem dos portos vinculado à garantia de profundidade para a navegação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto