A cultura de cada vez mais de tudo conectado à internet está se tornando uma ameaça ao Natal. E já tem muitas histórias sobre casos de presentes com tecnologias que causou o efeito inverso da alegria esperada de um presente.
Por isso, a Alemanha proíbe a venda dos relógios inteligentes, os smartwatch, para criança, por causa de problemas de segurança preocupantes. Uma vez que o brinquedo é tido como inteligente ou conectado, ele pode estar transmitindo dados da pessoa que o utiliza para gente perigosa.
Outro perigo é o armazenamento de dados por meio desses brinquedos. A vida da família pode ser monitorada por meio de um brinquedo, aparentemente inocente.
Recentemente uma empresa francesa reguladora de dados denunciou um fabricante de brinquedo, devido uma falha que permite as pessoas se conectarem por meio de dispositivos bluetooth. Dessa forma, possibilita a escuta e gravação de conversas ouvidas pela boneca.
Por tantos casos já verificados, aumenta a pressão sobre as autoridades no mundo todo para regularem a segurança de brinquedos que exponham ao risco, principalmente, de crianças.
Um presente de Natal precisa ser apenas uma mensagem de alegria e paz.