Como destacou bem o nosso articulista Frederico Bussinger, a expectativa é grande com relação ao início do processo licitatório para concessão da “Ferrogrão” (EF-170), "uma das espinhas dorsais da acalentada e genericamente denominada “Saída-Norte”: alternativa logística para escoamento da produção do Centro-Oeste". O período para o envio de contribuições foi prorrogado por mais 45 dias após o dia 15/12/2017.
No dia 12 último, foi realizada, em Brasília, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a quarta sessão presencial da Audiência Pública nº 14/2017. Na ocasião, foram debatidos o aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos que se prestarão a disciplinar as condições em que se dará a concessão de ferrovia conhecida como Ferrogrão.
Leia também
Ferrogrão traz à baila uma governança engripada
A Ferrogrão faz parte dos projetos do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). A previsão do governo federal é publicar o edital no primeiro trimestre de 2018 e fazer o leilão no segundo trimestre. O prazo da concessão será de 65 anos com o valor estimado do contrato de R$ 14 bilhões.