Sexta, 19 Abril 2024

O Ministério Público Federal (MPF) em Santos (SP) descobriu mais irregularidades no concurso público promovido neste ano pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e reafirmou o pedido de anulação do certame. Critérios ilegais e desproporcionais previstos no edital causaram a desclassificação indevida de 56 candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos. A requisição do MPF, protocolada nesta sexta-feira (6) na Justiça Federal, reforça os argumentos já apresentados na ação civil pública ajuizada em agosto para invalidação do processo seletivo.

Os 56 cotistas foram eliminados com base no item 2.9 do edital. O texto prescreve a possibilidade de desclassificação caso uma comissão avaliadora julgue improcedente a autodeclaração ou se o candidato não se submeter ao processo de verificação, recusando-se a ser fotografado ou a responder perguntas sobre seu perfil racial. A primeira hipótese afastou 18 concorrentes da seleção, enquanto a segunda levou à exclusão de outros 38.

Porém, a legislação não autoriza a adoção de critérios desse tipo para justificar a eliminação de candidatos. Tanto a Lei 12.990/14 quanto a Orientação Normativa 03/16 do Ministério do Planejamento, que normatizam os parâmetros à participação de cotistas em concursos públicos, preveem apenas a apresentação de declaração falsa como critério para a desclassificação de concorrentes autodenominados pretos ou pardos.

“A eliminação automática do candidato pela simples divergência do órgão avaliador (no caso, a Comissão de Aferição da Veracidade da Autodeclaração), sem a presença do componente da fraude ou má-fé, expressa uma clamorosa ofensa ao postulado da proporcionalidade”, afirmou o procurador da República Ronaldo Ruffo Bartolomazi, autor da ação. Segundo ele, eventuais discordâncias poderiam, neste caso, ensejar apenas que o candidato fosse removido da lista correspondente às vagas reservadas para a de concorrência geral, medida menos drástica e traumática.

Nulidade absoluta
As novas irregularidades constatadas descartam também a possibilidade de um acordo com a Codesp. Após o ajuizamento da ação civil pública, a companhia havia manifestado disposição para rever outras falhas já apontadas no certame pelo MPF, como a aplicação das mesmas notas de corte a todos os candidatos e a consequente exclusão de cotistas que deveriam constar do resultado final. Conforme Bartolomazi, os elementos agora apontados maculam o concurso de nulidade absoluta, sem possibilidade de conciliação.

Além de reafirmar o pedido de anulação do processo seletivo, o MPF quer que a Codesp seja proibida de incluir critérios desse tipo nos próximos concursos que promover. As requisições se somam àquelas já apresentadas na inicial da ação, entre elas a desconstituição de eventuais vínculos funcionais que já tenham se firmado entre a empresa e os candidatos classificados.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto