Sexta, 26 Abril 2024

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações brasileiras de veículos bateram recorde no mês de agosto: o mês acumulou mais de US$ 640 milhões. Entre os fatores que podem explicar essa marca histórica, conforme o órgão governamental, estão incentivos fiscais, como a diminuição em 30% no custo da emissão de documentos entre o Brasil e a Argentina, e diminuição da burocracia. Neste sentido, o governo cita a assinatura do Portal Único de Comércio Exterior, que diminuiu de um dia para meia hora o período para a liberação de certificados de origem.

De acordo com o MIDC, entre os países que compram os carros brasileiros estão países das Américas como: Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Colômbia e Equador, e também países africanos como Egito, Senegal, Costa do Marfim e outros.

O setor representa 10% do PIB nacional. O professor de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-presidente estadual do Sindicato dos Economistas de São Paulo, Gilson Garófalo, explica que bons resultados na área tem um grande peso na economia brasileira: "É importante a gente frisar os efeitos multiplicativos da indústria automobilística. Ela é uma geradora de empregos e em torno dela temos uma série de empresa satélites, lembrando que a indústria automobilística é praticamente responsável por 10% do Produto Interno Bruto do País.”

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto