Se ainda não vamos resolver definitivamente o problema de ficar sem bateria do celular, por consumo da carga, o seu recarregamento por quase duas horas poderá, em breve, ser reduzido a no máximo cinco minutos. É o tempo de tomar um cafezinho.
Cientistas americanos da Rice University, em Houston, Texas, descobriram como carregar as baterias de lítio 20 vezes mais rápido usando asfalto. Trata-se do carbono derivado do petróleo. Além da vantagem do tempo, esse processo também não produz depósitos que podem reduzir a vida de uma bateria.
Na fabricação dessas baterias, a equipe do professor James Tour que desenvolve esse projeto misturou carbono derivado de asfalto com nanotiras de grafeno e revestido com lítio metálico. Em Belo Horizonte, no Brasil, está situada a maior reserva mundial do grafeno.
Leia também
A vida com o grafeno
Tudo indica que a aurora de 2018 será um marco na história das baterias recarregáveis. O que está acontecendo com as baterias de celular, em pouco tempo vai possibilitar, também, que a recarga rápida de carros elétricos sejam como o abastecimento nos postos de combustível atualmente. Não há porque duvidar.