O Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella defende a manutenção do acordo de Navegação entre Brasil e Chile que tem como objetivo a garantia da oferta regular de serviços de transportes e o fortalecimento da marinha mercante brasileira.
O acordo criou condições para que empresas de navegação brasileiras investissem para ofertar serviço regular de transportes na rota Brasil Chile. A oferta regular de serviços de transportes é fundamental para o escoamento da produção brasileira para o Chile, importação de insumos para a indústria brasileira, e, conseqüentemente, para o desenvolvimento econômico do país.
Com base no acordo foram realizados investimentos em navegação pelos dois países, isso resultou no incremento de 49% na capacidade de transporte de contêineres nesta rota nos últimos 10 anos. O crescimento da oferta de serviço de transporte superou o do comércio entre os dois países. Estão asseguradas as condições para o aumento do volume de comércio entre eles nos próximos anos.